Hino de Piracaia, Bandeira e Brasão

bandeirabrasao

O Brasão lembra-se do passado do Brasil, desde o seu descobrimento. A cruz de Santo Antonio (“T”) represente a fé do povo, salientando o padroeiro da cidade. O escudo vermelho, com uma oliveira com frutos e raiz, é o brasão da família dos Oliveiras, uma homenagem a fundadora, d. Leonor de Oliveira Franco.
No 2º campo, o granito preto lembra uma das riquezas do município, sendo uma das referências, do mesmo que Carrara fez com seu mármore, mundialmente conhecido.
Representa ainda a tradição da família, os bons sentimentos e o espírito cívico do povo. Os ramos do café lembram a primeira riqueza da região, bem como simbolizam o trabalho do paulista. O Rio Cachoeira é representado pela lista azul. O trabalho do povo pela pátria é representado pelo ramo dos louros.
A Coroa Mural simboliza a emancipação política. A porta aberta representa a hospitalidade do povo. O Cruzeiro acima norteia e ilumina os caminhos dos dirigentes. A legenda, em letras pretas, é a referência do granito de Piracaia. A primeira data presente do brasão, 05/03/1836, é a data em que Piracaia passou a ser freguesia, na segunda, 24/03/1859, passou a ser vila, formando o município.

 

Hino do município de Piracaia
Letra por Madalena Bigotto
Melodia por Madalena Bigotto

Letra:

Vê Piracaia, que linda és
Serras e rios estão aos teus pés
E Piracaia é paraíso
Com sua ecologia
Nos oferece muita paz e alegria

Piracaia que beleza
São teus peixes, tuas flores
A riqueza da cidade
E também nossos amores

Piracaia é fascinante
Ó cidade altaneira
Vamos todos desfraldar
A tua linda Bandeira

Áudio: